Nenhum produto no carrinho.

Guia de iniciação ao linóleo para teres sucesso

guia de iniciação ao linóleo

O Guia de iniciação ao linóleo com tudo o que tu precisas de saber antes de começares!

A linogravura é uma técnica de impressão manual que pode ser explorada por todas as pessoas. O elemento fundamental para o sucesso é seres paciente e leres o Guia de iniciação ao linóleo.

O linóleo é o material tradicional da técnica linogravura, mas existem vários tipos de linóleo, como por exemplo o linóleo soft. É um material mais mole, uma espécie de borracha, que torna mais fácil a iniciação à técnica. Enquanto que o linóleo é um material duro e por isso, é necessário exercer mais força para escavar.

iniciação ao linóleo

Os materiais para iniciar a linogravura

Para começares, precisas de linóleo, goivas, lápis, diversos papéis, papel vegetal, almofada de tinta, tesoura ou x-acto.

Linóleo

O linóleo aconselho o soft para iniciar, pela facilidade de ser trabalhado por todas as pessoas.

Goivas

Este nome pode parecer estranho assim ao início. É o nome da ferramenta que se utiliza para escavar o linóleo. Serve para retirar o excesso e deixar apenas o essencial para a imagem desejada.

Lápis e Papel vegetal

Vai ser preciso lápis e papel vegetal para passar a imagem original para o linóleo.

Almofada de tinta

A almofada de tinta vai ser necessária para carimbares o linóleo já escavado, ou seja, o teu carimbo.

Diversos papéis

Podes testar o carimbos em papéis de diferentes cores e texturas. Tenho a certeza que o resultado vai surpreender-te!

 

Como criar uma coleção de carimbos?

Neste Guia de iniciação ao linóleo exemplifiquei com a minha coleção de carimbos para conseguir explicar o que é esperado da ideia da coleção. Uma coleção de carimbos não é sinónimo de um número de carimbos sem fim. Uma coleção reune alguns elementos que caraterizam o projeto. São elementos que comunicam os principais pontos da mensagem que queres transmitir.

Por exemplo, para os meus carimbos eu escolhi o coração, flores, a palavra liberdade e a minha personagem.

Uma coleção de carimbos não é sinónimo de um número de carimbos sem fim. Uma coleção reune alguns elementos que caraterizam o projeto. São elementos que comunicam os principais pontos da mensagem que queres transmitir.

Por exemplo, para os meus carimbos eu escolhi o coração, flores, a palavra liberdade e a minha personagem.

A razão de ter escolhido o coração é bastante obvia, né? Já a palavra liberdade é a palavra que resume a maioria das ilustrações que estão na minha loja online. O vídeo da construção deste carimbo está disponível aqui.

As flores também são um elemento que desenho muitas vezes. Não é só porque me apetece ou porque fica bonito. É porque sempre vivi rodeada de flores, quer seja no jardim de casa ou mesmo dentro de casa. A minha avó tinha muitas flores em casa e passou esse gostinho para as filhas. Por isso, é que a minha mãe também adora flores e com o passar do tempo comecei a gostar também. Então temos flores em todo o lado.

E não fazia sentido ter uma coleção de carimbos sem estar lá a personagem que criei, uma visão de mim própria. É como se fosse o meu logotipo.

Cartões de agradecimento com carimbos de linóleo

Onde aplicar os carimbos?

Os carimbos ajudam a solidificares a identidade da tua marca ou projeto e a grande vantagem é que não ficas dependente das gráficas.  Podes utilizar de diversas formas e tudo personalizado sem grandes investimentos.

Onde aplicar:

– em etiquetas de papel e de tecido;

– nos cartões de agradecimento da tua loja online; 

– em postais e prints;

– nos envelopes ou a caixa de envio;

– em papel autocolante mate, sem plástico e podes aplicar esses autocolantes onde quiseres, por exemplo, para fechar uma caixa;

– no papel que utilizas para embrulhar o pedido;

– em sacos de papel para colocar os produtos;

– em t-shirts e sacos de pano.

Alguns exemplos que já fiz com esta técnica de linogravura:

Agora já não existem desculpas para também criares os teus próprios carimbos! Vamos lá criar 🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *