Nenhum produto no carrinho.

O que é uma risografia?

O que é uma risografia?

A impressão em risografia é feita através de uma impressora, mas não tem os chamados tinteiros normais. Este tipo de impressora utiliza tambores e cada tambor corresponde a uma cor.

O papel utilizado deve ser até 225gr e depende sempre da impressora. Este é de gramagens mais baixas, ou seja, o papel é mais fininho.
A maior diferença de uma impressão comum é a preparação do ficheiro.
No início, recomendo que definas quantas cores o desenho ou ilustração vai ter. Por exemplo: esta imagem é uma ilustração que fiz e foi impressa em risografia. Tem apenas uma cor, então, a preparação do ficheiro é bem mais simples. Podes começar apenas com uma cor para te ambientares ao processo.

Processo de prepação do ficheiro:

 
Cada cor é guardada por camada
Se a imagem tiver 2 cores, por exemplo: vermelho e azul, as partes representadas a vermelho são guardadas numa folha e o que está a azul é guardado em outra folha.
Trabalhas as cores “mentalmente” porque tudo é exportado à escala de cinza e em pdf. Podes colocar o nome das cores no nome do ficheiro ou nas layers do programa que utilizas.

Na parte da impressão coloca-se o cilindro da cor pretendida e imprime-se uma cor de cada vez. Assim é possível para criar sobreposições e podes brincar com as transparências.

Nota: As sobreposições de cor originam outras cores e para conseguir vários tons da mesma cor podes definir várias % de opacidade.

Esta risografia está disponível na loja online 👇🏽
>>Quero ver!<<


📖Livro recomendado:

“El Nuevo espíritu de la impresión risografia: el arte de las duplicadoras” de John Komurki
Editora: Gili Gustavo
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *