Aprende a promover o teu trabalho segundo Austin Kleon
“Aprende a promover o teu trabalho” é um livro que recomendo a todas artistas e criativas para darem um up na partilha dos seus trabalhos, para desbloquearem e conseguirem avançar com as suas ideias.
O 1º não é preciso ser um génio
O autor diz-nos que para ser criativo não temos de nos isolar, mas sim que somos o resultado de um grupo. Ou seja, podemos ouvir os outros e compreender o que eles precisam para criarmos essa oferta.
Sê um amador- é o que Austin sugere, pois diz-nos que um amador não tem nada a perder. Com isto, sugere que devemos partilhar os nossos resultados. É a altura perfeita para experimentar coisas e materiais. A grande diferença entre não fazer nada e fazer algo. É este algo que te faz mover. Partilhar o que tu gostas e as pessoas que gostam do mesmo que tu, irão encontrar-te.
“Não podes usar a tua voz se não a usas”: mais uma vez reforça para falares do que gostas e a tua voz surgirá. Todos temos a oportunidade de usar a nossa voz, de dizer algo, mas muitas estão a desperdiçar este poder. Se queres que as pessoas saibam do que tu crias, tens de aprender a compartilhar.
2º pensa no processo e não no produto
Austin começa por exemplificar que um pintor quando fala do seu trabalho pode ir por 2 caminhos:
- Falar sobre a peça finalizada
- Falar sobre o processo até chegar à obra finalizada: inspiração e que ideias deram origem, sobre a técnica utilizada
Tradicionalmente, os artistas foram ensinados a guardar o processo criativo, mas para existir conexão, temos de permitir que nos vejam de verdade e nada melhor que mostrar os processos criativos.
Sugere que devemos documentar tudo o que fazemos para poder partilhar o processo. Assim tens material de registo, consegues visualizar o teu próprio trabalho e evolução para comprovares a ti mesmo que estás a fazer progressos.
3º partilha algo pequeno a cada dia
Ao partilhares todos os dias algo sobre ti ou sobre o teu trabalho, vais começar a conhecer pessoas incríveis.
Ao partilhares um pedacinho a cada dia, ao final do mês tens 30 pedacinhos, ao final de um ano tens 365 pedacinhos. Imagina ao final 2 ou 4 anos. É assim que as jornadas se vão construindo. É aqui que entram as redes sociais, porque são perfeitas para atualizar diariamente. Não importante qual é a rede que escolhes ou se produzes conteúdo em imagem, vídeo ou texto. Não te preocupes se o que tens para mostrar não está perfeito e não digas que não tens tempo porque todos temos 24h/dia.
4º abre o teu gabinete de curiosidades
Não sejas um acumulador. Vale a pena partilhar todas as tuas influências pois podem ajudar outras pessoas a conhecer-te a ti e ao teu trabalho. Por isso, isso ajuda mais do que mostrar o teu próprio trabalho. Foca-te no que fazes de melhor e coloca um fim no resto.
5ª Conta boas histórias
O autor diz que um trabalho não fala por si mesmo. O autor diz-nos que o ser humano gosta de saber de onde vieram as coisas, como foram feitas e por quem. As histórias que contas sobre um trabalho que fazes produzem um efeito enorme na resposta que as pessoas procuram. E além disso, também aumenta a valorização do teu trabalho.
Depois o autor aborda estruturas de narrativas para poderes melhorar a forma como contas as tuas histórias. É algo muito útil, principalmente para as artistas que não sabem como contar as suas histórias.
6ª ensina o que sabes
Ensinar algo não implica desencadear uma competição.
Pensa no que podes partilhar sobre o teu processo de trabalho e que possa ser útil para as pessoas que te acompanham. Aprendeste alguma técnica? És especialista com certas ferramentas e materiais? Que tipo de conhecimentos é necessário para fazer o que fazes?
Partilha a tua lista de leituras, onde compras os teus materiais, podes criar tutoriais em vídeo ou a partir de fotos. Guia o teu público através do teu processo de trabalho?
E quando partilhas o teu conhecimento também estarás a aprender com as outras pessoas.
7ª não te convertas num spam humano
Não fales só, aprende a escutar também. Deixa de preocupar-te sobre quantos seguidores tens nas redes sociais e passa a preocupar-te sobre a qualidade desses seguidores. Não percas tempo a tentar saber sobre como ter mais seguidores. Se queres seguidores sê alguém que vale a pena que sejas acompanhada. Basicamente se queres parecer interessante, tens de mostrar interesse.
Faz o que mais gostas e fala sobre o que mais gostas. Assim atrairás as pessoas que gostam da mesma classe de coisas que tu.
8º Aprende a levar os golpes
Deixa que tentem derrubarem-te é assim que o autor começa este capítulo. Quando expões o teu trabalho ao mundo exterior tens de estar preparada para o bom, o feio e o mau. Quanto mais gente conhecer o teu trabalho, mais críticas vais receber também.
Quando isso acontecer relaxa e respira, mantém o equilíbrio, levante o pescoço e produz ainda mais, pois cada crítica é uma nova oportunidade para produzir ainda mais trabalho. Protege os teus pontos vulneráveis, isto é, trabalhos demasiado pessoais, deves fazer cuidado ao expor pois as críticas vão doer-te ainda mais.
O truque consiste em que não importa o que todo o mundo pensa de ti, mas sim apenas o que as pessoas corretas pensam.
9º vende-te
Todas as pessoas precisam de comer e pagar as suas despesas. Por isso, é preciso libertares-te do cliché romantizado que o artista morre de fome e que o contacto com o dinheiro corrompe a criatividade.
Todo o mundo diz que gostaria que os artistas ganhassem dinheiro e quando isso acontece, acabam por odiá-lo.
-cria a tua lista de emails: mesmo que não tenhas nada para vender agora, guarda todos os emails que possam ser úteis ou começar a construir a tua lista de emails. O email tem décadas, mas nunca ameaçou desaparecer, isto relativamente às redes sociais que são mais instáveis.
– trabalha mais em projetos pessoais: sê ambiciosa, mantém-te ocupada, pensa em grande, amplia o teu público. Não coloques entraves a ti própria por quereres alcançar a autenticidade, pois isso é algo que se vai construindo.
10º persiste no teu empenho
Não abandones o teu próprio show. Uma jornada está cheia de momentos altos e momentos baixos. As pessoas que conseguem o que querem são as que ficam tempo suficiente para consegui-lo. É importante não tirar a toalha antes do tempo. Nunca abandones a tua jornada porque não sabes quando irá surgir a seguinte oportunidade.
Não podes planear nada sobre os momentos altos, podes é continuar a fazer o teu trabalho. Não podes contar o êxito, apenas podes deixar a porta aberta e estar preparada para apanhar o comboio quando passar.
Queres aprender mais sobre como mostrares a tua arte ao mundo sem medo?
Vai até à comunidade de artistas apaixondas aqui ou através do instagram.